O Congresso Nacional está de cabeça para baixo. Onde deveria ter trabalhador, tem empresário. Onde deveria ter povo, tem inimigos do povo. Está na hora do Congresso virar de fato a Casa do Povo.
A história do Congresso brasileiro é a história de uma representação invertida. O Parlamento, que deveria ser a casa do povo, sempre foi a sala de uma minoria privilegiada.
O Brasil tem 103 milhões de pessoas que vivem da sua força de trabalho. Já no Congresso Nacional, mais de 70% dos parlamentares são empresários e fazendeiros.
Essa inversão não é acidente. É resultado de séculos de concentração de poder e de um sistema que transforma dinheiro em votos e votos em leis que beneficiam os mesmos de sempre, que passam o trator por cima dos trabalhadores.
A bancada ruralista bloqueia a reforma agrária. A bancada dos empresários faz de tudo para travar a redução de jornada. A bancada da bala obstrui a segurança pública como direito. Há 500 anos é assim, para eles, tudo. Para nós, nada. São inimigos do povo e trabalham para piorar a vida dos trabalhadores.
Se somos a maioria da população, por que não estamos dentro do Congresso?
“Nunca os trabalhadores conseguiram ganhar nada sem que houvesse luta. “ (Lula, 1980)
O Congresso Nacional está de cabeça para baixo. Onde deveria ter trabalhador, tem empresário. Onde deveria ter povo, tem inimigos do povo. Está na hora do Congresso virar de fato a Casa do Povo.
Moisés Selerges é um trabalhador metalúrgico e pré-candidato a deputado federal pelo PT em São Paulo.
Filho da faxineira Raimunda e do operário Moyses, nasceu em São Caetano do Sul, onde teve uma infância simples.
Dos seus 59 anos de vida, 40 foram no chão de fábrica e na luta sindical. Atualmente, é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, representando mais de 70 mil trabalhadores e trabalhadoras da região.
Ao longo das décadas, participou de conquistas históricas para os trabalhadores do ABC paulista e agora quer lutar por todos os trabalhadores do Brasil no Congresso Nacional.
Acesse a pasta com materiais e compartilhe nossas artes nas redes sociais.
A Bancada dos Trabalhadores e Trabalhadoras é um movimento nacional de organização da classe trabalhadora no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas dos estados.
Nós, trabalhadores e trabalhadoras, somos maioria da população brasileira, precisamos ser maioria no Congresso Nacional.
Siga a Bancada nas redes sociais